quinta-feira, 26 de julho de 2012

Doenças de Ouvido acometidas em cães


                          1.INTRODUÇÃO
Uma das principais causas das doenças mencionadas a baixo ocorre devido à falta de higienização ou má higienização do ouvido dos cães, levando otite externa, sarna de ouvido. Existem também doenças hereditárias como a Dermatomiosite e Seborreia. Além da presença de corpos estranhos que podem levar a graves infecções.
Nota-se odor desagradável com prurido nas orelhas, sangramento com acumulo, saída de cera escura ou amarelada, inchaço com pele avermelhada, dor na região do ouvido, sensibilidade ao toque, movimentos de um lado para o outro da cabeça, irritabilidade como principais sinais indicando que o animal está com alguma doença no ouvido.

2. DOENÇAS DO OUVIDO

2.1 OTITE EXTERNA
Esta inflamação pode ser classificada quanto a sua localização: externa (ocorre com maior frequência), média e interna. Podendo ocorrer em um ou em ambos ouvidos.
A Otite externa pode ser causada por infecções fúngicas; infecções bacterianas; presença de corpos externos como pêlos, sujeira, agua; alergias, doenças hormonais.
Os principais parasitas causadores de Otite externa são Otodectes Cynotis, Demodex Canis, Sarcoptes scabiei, Notoedres cati, Cheyletiella spp e Carrapatos.
Existem raças que tem pré-dispocição a esta doenças, nelas podemos incluir raças com a orelha pendular como o cocker spaniel , raças com excesso de pêlos como o poodle, bichon frisé.
A Otite média e interna desenvolve usualmente como extensão da Otite externa.

2.2 SARNA DE OUVIDO - OTODÉCICA
É uma doença cutânea ocasionada no ducto auditivo. Sinais caracteristicos da presença do acaro no ouvito são irritaçào, plurido, levando a sarna, o animal balaça a cabeça com frequencia podendo ser acompanhado com gemidos. Devido a presença do parasita o animal passa a produzir mais cera.
Esse excesso de cera e o traumatismo causado pelo coçar constantemente fazem com que ocorra uma inflamaçao nos ouvidos causando dor e desconforto. Por ser causada por acáros (ectoparasitas) são transmitidos de um cão para outro.

2.3 DOENÇAS HEREDITÁRIAS
A Dermatomiosite é uma doença ereditaria que causa inflamações dos músculos da pele ou Seborreia.

      2.4 CORPOS ESTRANHOS
            Objetos como pedaços de plantas, plástico, madeitas e insetos mortos podem penetrar profundamente no ouvido causando diversas infecções.

     3. CUIDADOS COM O SEU CÃO
            Existem produtos próprios para limpeza de ouvido como, por exemplo, Otedem auriclean, que além de limpar e higienizar, previne o aparecimento de Otites. É importante a limpeza diária do ouvido. Qualquer alteração no ouvido do seu cão, procure um médico veterinário.
Segue um link que encontrei no YouTube mostrando como limpar a orelha do seu cão: http://www.youtube.com/watch?v=MWzI6rkYccs

Nenhum comentário:

Postar um comentário